Pai, começa o começo!


Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia: "Pai, começa o começo!"

O que eu queira era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, a parte mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Não sou mais criança. E muitas vezes fico tão perdido sem saber pra quem pedir pra, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho...

Hoje minhas "tangerinas"são outras. Preciso "descascar"as dificuldades do trabalho, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário para fazer tudo certo, para não decepcionar as pessoas que me amam, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. E em certas ocasiões minhas "tangerinas" transformam-se em enormes "abacaxis"...

Lembro-me , então, que a segurança de ser atendido pelo papai, quando lhe pedia para "começar o começo", era o que me dava a certeza que conseguia chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembra-se de pedir a Deus: "Pai, começa o começo!"

Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você. Não sei que tipo de dificuldade eu encontrarei pelo meu caminho. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for peciso. "Pai, começa o começo!".

(Autor desconhecido)