A honestidade é um valor muito pessoal

Havia um mestre vivendo junto a um grande número de discípulos. Eles sobreviviam de esmolas e doações. Sempre estavam reclamando das condições precárias do templo. Um dia, o mestre deu a seguinte orientação:
- Vocês devem ir para a cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a arrecadação de dinheiro. Dessa forma, nós seremos capazes de fazer uma boa reforma em nosso templo. Peço que cometam o roubo somente quando ninguém estiver olhando. Eu não quero que ninguém seja pego.
Os discípulos ficaram espantados por esse tipo de sugestão vir do sábio mestre. Mas, desde que todos tinham o maior respeito por ele, não fizeram nenhum protesto. Todos, com exceção de um, foram para a cidade.
O sábio mestre se aproximou do rapaz que não quis ir e perguntou-lhe:
- Por que você ficou para trás ?
O garoto respondeu:
- Eu não posso seguir as suas instruções para roubar onde ninguém esteja me vendo. Não importa aonde eu vá, eu sempre estarei olhando para mim mesmo. Meus próprios olhos irão me ver roubando.
O sábio mestre abraçou o garoto com um sorriso de alegria e disse:
- Eu estava somente testando a integridade dos meus estudantes e você é o único que passou no teste!
Após muitos anos, o garoto tornou-se um grande mestre.
Em nosso viver, somos colocados diante de situações que são verdadeiras provas de nossas crenças morais. Vencer cada prova vai depender exclusivamente de você.